Trabalho de contabilidade
Métodos de Avaliação de Investimentos são ferramentas utilizadas por empresas, sejam elas de qualquer ramo comercial, para avaliar suas participações em outras, que certamente foram adquiridas com intuito de obtenção de lucros. Existem dois métodos de avaliação: Método de Custo e o Método de Equivalência Patrimonial.
De acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, o método do custo é um método de contabilização de um investimento em que o investimento é reconhecido pelo custo. O investidor reconhece o rendimento do investimento apenas até ao ponto em que o investidor receber distribuições de lucros acumulados da investida que resultem após a data da aquisição. As distribuições recebidas em excesso de tais lucros são consideradas uma recuperação do investimento, sendo reconhecidas como uma redução do custo do investimento.
Já o Método de Equivalência Patrimonial é um método de consolidação contábil pelo qual o investimento numa associada é inicialmente reconhecido pelo custo e a quantia escriturada é aumentada ou diminuída para reconhecer a parte da investidora nos lucros ou prejuízos da investida depois da data da aquisição. A parte da investidora nos lucros ou prejuízos da investida é reconhecida nos lucros ou prejuízos da investidora. As distribuições recebidas de uma investida reduzem a quantia escriturada do investimento.
Podem também ser necessários ajustamentos na quantia escriturada para alterações no interesse proporcional da investidora na investida resultantes de alterações no capital próprio da investida que não tenham sido reconhecidas nos lucros ou prejuízos da investida. Tais alterações incluem as resultantes da revalorização de ativos fixos tangíveis e das diferenças de transposição de moeda estrangeira. A parte da investidora nessas alterações é reconhecida diretamente no capital próprio da investidora.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM COLIGADAS E CONTROLADAS
MÉTODO DE CUSTO E MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA