Natação
A Natação
A natação é uma actividade tão antiga como a humanidade, pois desde o início da sua existência o ser Humano teve a necessidade de se deslocar no meio aquático tanto por questões de sobrevivência como de subsistência. Na Grécia Antiga, esta actividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano, e este desporto já fazia parte das Olimpíadas. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto desporto competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.
A natação desportiva, é a prática da natação de competição em piscina, envolvendo os quatro estilos básicos, tendo em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços: crawl, bruços, costas e mariposa.
Bruços é o mais antigo dos estilos de natação pura, remontando as suas referências à pré-história. Em 1798, o bruços era o estilo mais praticado em toda a Europa. No estilo bruços, o atleta fica com o peito voltado para o fundo da piscina, arremessando os dois braços em simultâneo por baixo de água, "puxando" a água da frente para trás, produzindo um movimento sincronizado com as pernas, num movimento semelhante ao de uma tesoura. Estas provas são efectuadas nas distâncias de 50m, 100m e 200m.
No estilo crawl, o atleta posiciona-se com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal ao nível da água, executando movimentos circulares alternados com os braços em posição paralela ao corpo, as pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente. No entanto, não existem provas de crawl, existindo em alternativa as provas de estilo livre. Normalmente os nadadores escolhem efectuar estas provas em crawl por ser o mais rápido dos quatro estilos, as provas de estilo livre são efectuadas nas distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.
O estilo costas tem uma técnica semelhante ao crawl, sendo praticamente uma inversão deste, excepto que é praticado com as costas