Natação – Histórico do estilo Borboleta
Natação – Histórico do estilo Borboleta sob orientação do professor Marcelo.
Campinas, 2014
HISTÓRICO DE ESTILO – ESTILO BORBOLETA
O nado borboleta é o mais novo dos nados, tendo sua primeira tentativa a partir da variação do nado peito em 1927, efetuada pelo nadador alemão Redemacher. Surgindo a partir de imperfeições existentes nas regras da FINA, que não compilaram com precisão o nado peito. Em 1933 foi atribuído ao estilo o nome borboleta, somente em 1953 foi que o nado borboleta dá inicio a sua trajetória na natação. Nesta época, os nadadores de peito observaram que poderiam nadar mais rápido, se utilizassem a recuperação sobre o nível da água. Logo após alguns estudos viram que a ação simultânea das pernas do sentido vertical e não no sentido horizontal era mais eficaz.
Em 1953, o nadador húngaro Gyorgy Tompek apresentou um nado com uma sequência de submersões e pequenas aparições na superfície, já apresentando uma grande ondulação, o que deu o nome de golfinho devido à ondulação. A posição quase plana do nado apareceu inicialmente com S. Mann em 1956, e posteriormente com o americano Mike Troy, em 1960.
Desde então o nado veio se aperfeiçoando, no Brasil este nado não tem muita tradição, tendo seus melhores resultados com o nadador César Cielo, que conquistou varias medalhas em campeonatos internacionais.
PROVAS OFICIAIS – ESTILO BORBOLETA
As provas oficiais do estilo borboleta são: 100m e 200m. Todas as provas individuais devem ser separadas por sexo. O competidor, nadando o percurso sozinho, deve nadar a distância total para se classificar.O nadador deve permanecer e terminar a prova na mesma raia onde começou. Em todas as provas, o nadador deve fazer contato físico com a borda de virada ou de chegada. A virada deve ser feita contra a borda da piscina e não é permitido andar ou tomar impulso no fundo da piscina.
PRINCIPAIS REGRAS –