natanael
Partindo-se de uma cultura do fungo obtida de um fornecedor de culturas, dos esporos ou mesmo de um pedaço do cogumelo ,devemos multiplicar esse micélio e guardar algumas amostras para quando for necessário, produzirmos novamente os cogumelos.
Fazemos isso preparando um meio de cultura formulado à base de ágar + nutrientes que deve ser esterilizado e inoculado com o micélio do fungo que se deseja produzir. A superfície solidificada do meio de cultura fornece as condições adequadas para o desenvolvimento do micélio e permite visualizar a presença de contaminantes.
2.1 - Materiais Necessários:
Para o preparo do ágar nutritivo podemos fazer uso de meios já prontos ,onde apenas adiciona-se água destilada e depois de bem misturados , procedemos a esterilização desse material em panela de pressão ou autoclave ou então formularmos os ingredientes separadamente. Abaixo está descrita uma formulação de meio de cultura que pode ser utilizada:.
Meio de cultura BDA (Batata, dextrose, ágar)
Um dos meios mais utilizados é o BDA , onde utilizamos batatas como fonte dos nutrientes. A formulação abaixo é suficiente para se produzir 1 litro de meio de cultura. Para outros volumes menores ou maiores, preparar os ingredientes proporcionalmente:
Batatas cruas – 200 g
Dextrose – 20 g
Ágar bacteriológico – 20 g
Água destilada – 1 litro
Extrato de leveduras– 2 g (opcional)
Sulfato de gentamicina - 0,1 g (usado para controlar bactérias)
A dextrose é um tipo de açúcar , fornece os carboidratos necessários ao desenvolvimento do micélio.Podemos usar o Dextrosol (marca comercial). O ágar é uma espécie de gelatina obtido a partir de algas marinhas e que é usado como agente gelificante. O extrato de leveduras é uma fonte de vitaminas do complexo B e promove um crescimento exuberante do micélio quando presente no meio de cultura. O ágar e o extrato de leveduras devem ser adquiridos de empresas que vendem materiais para laboratório.A água destilada