natacao
ATIVIDADES AQUÁTICAS
CLARETIANO CURITIBA
2014
1- Quais são as diferenças entre os conceitos nadar, natação e atividades aquáticas apresentados? Em relação à abrangência do conceito, qual deles é o mais abrangente e qual é o mais específico? Qual a importância de diferenciá-los no ensino de atividades aquáticas para a Educação Básica? Apresente uma forma de desenvolvimento de uma aula que se proponha a discutir com os alunos os conceitos nadar, natação e atividades aquáticas. Quais estratégias e recursos materiais você utilizaria para essa aula?
R: Nadar é o movimento e atitude que temos na água sem a ajuda de algum objeto para sua sustentação. Natação é a movimentação sobre a água tendo o auxílio de objetos para que facilite um aluno a nadar, sem necessariamente querer obter resultados desportivos. Atividades aquáticas visa meios de desenvolvimentos técnicos para que obtenha bons resultados em uma competição que o leve a uma vitória.
O mais abrangente é a natação por ser de certa forma liberal, e o mais específico é atividade aquática por exigir por movimentos técnicos.
É muito importante diferenciá-los na Educação Básica pois é o primeiro contato com a água e o aprendizado, e como tudo é novidade é o momento de deixar que aprendam a forma correta de nadar e praticar atividades aquáticas.
A forma de desenvolvimento a fazer uma roda na piscina e pedir para que cada aluno um número de 1 a 3 e assim o professor falará para ele demonstrar o conceito conforme o número escolhido e se errado corrigi-lo. Nessa atividade poderá ser utilizados garrafas PETS com tampas e bolinhas de plástico, a estratégia é que o aluno demonstre o seu aprendizado de nadar.
2- Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, quais indícios podem ser destacados, que justificam a afirmação dessa