Nata O Infantil
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CAMPUS ITAJAÍ
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: PROJETOS INTEGRADOS: PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: Gilberto Marcelo Zonta
NOME DO ALUNO(A): Aline Cipriani, Claudete Kruze
PORQUE DA ESCOLHA DA NATAÇÃO COMO ESPORTE NA PRIMEIRA INFÂNCIA?
Como acadêmicos do segundo período do Curso de Educação Física e pelo fato de a natação na primeira infância fazer parte das atividades desenvolvidas durante o estágio de uma das componentes de nosso grupo, optamos por desenvolver esse estudo.
“A natação para bebês é o primeiro e mais eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano, assim como excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada” (RAMALDES, 1997 P.17).
A natação é vista por muitos como sendo a mais completa das práticas corporais, além das habilidades aquáticas, auxilia no desenvolvimento físico, controle da respiração, relaxamento muscular, controle e conhecimento corporal, bem como do sistema pulmonar e cardiovascular, além de auxiliar nos problemas posturais e, são estes os motivos que a fizeram tão popular no mundo inteiro.
Antes de termos os primeiros contatos com o mundo propriamente dito, já aprendemos a desenvolver uma forte ligação com a água, de acordo com LAGRANGE (1974) O bebê já é adaptado ao meio líquido desde a gestação e estando acostumado a este, pode exibir um desempenho que encanta e surpreende quem assiste a uma aula.
SHAW e D´ANGOUR (2001) acreditam que a natação é um dos reflexos primitivos do ser humano, quanto mais cedo as crianças iniciarem o contato com as atividades aquáticas, mais fácil e rápida será sua adaptação a este meio. Podemos afirmar que quando mais adaptada a criança estiver com o esporte que pratica, maiores são as chances de o objetivo ser atingido, independente de ser ele, saúde, disciplina, socialização ou competição.
A aula se torna um momento de lazer para a criança, para JANSSEN (1997), enquanto a prática da