Nasdaq e bolha ponto com
História 2
Bolha da Internet 2
Publicidade e e-commerce 2
NASDAQ 3
Estudo Revela, crescimento de compra pela Internet é Irreversível 3
Conclusão 4
Referência Bibliográfica 5
História
Bolha da Internet
A internet ganhou força no século XXI, muitas empresas que nasceram de ideias simples se tornaram grandes como MSN, Google, Yahoo que contabilizam lucros antes impensáveis.
Ao mesmo tempo ocorreu à fusão de grandes empresas como American On Line e Time-Warner. A chamada bolha da internet estava inflando, pois empresas serviços, ONGs, autônomos puseram-se no mundo virtual. O dinheiro de outros setores começava a ser canalizado para os sites, produtos e serviços da rede. Começou então um novo canal de vendas, promissor, infinito e cheio de possibilidades.
As ações das empresas pontocom (são empresas de comercialização eletrônica que exploram a comercialização de serviços ou produtos na internet) de alta tecnologia subiram muito, e foi necessário criar uma nova bolsa de valores especialmente para o ramo, a Nasdq. Em maio de 2001 a “bolha da internet”, ou seja, fenômeno de supervalorização das empresas ponto com e suas ações, estourou. Muitas empresas menores que estavam começando faliram, somente as mais estáveis permaneceram, percebeu-se então que o mercado Internet gera lucros, mas tem limites.
Publicidade e e-commerce
Como um jornal impresso ou uma rede de televisão, a principal fonte de renda dos grandes portais de Internet é a publicidade. Primeiramente, os portais contavam com as assinaturas dos usuários como sua principal fonte de renda.
Mais tarde, banners, ou seja, os anúncios retangulares no alto das páginas, e os pop-ups, aquelas propagandas quadradas que brotam da tela, assumiram esse papel. Após o estouro da bolha, empresas de telecomunicações tornaram-se poderosas financiadoras de operações.