Questao de acompanhamento
A estrutura de um texto é o guarda - chuva que sustenta o tecido. Nenhum texto pode ser produzido sem estrutura. Além desse aspecto, o texto deverá torna-se, depois de pronto, compreensivo.
Por tanto, texto, em sua primária definição, seja ela constituída por elementos gráficos ou não, é um elemento para ser consumido, digerido, ainda com doses de dificuldades, mas digerido.
A estrutura textual na educação infantil deve se tornar o cerne do trabalho.
Mais é importante ficar bem claro que os maiores objetivos da educação infantil não é o desenvolvimento do traço da escrita.
A estrutura textual na educação infantil deve ser trabalhada usando a ferramenta que já é de domínio absoluto da criança: a oralidade. É a oralidade nossa chave de entrada no mundo da comunicação social, aquela estabelecida por todos e com todos.
2-paragrafação
É o parágrafo uma ferramenta importante para que a criança possa expressar suas ideias e desenvolver seus potenciais, potenciais esses que deverão ser traduzidos em linguagens decifráveis para cada interlocutor.
3-Pontuaçao
A pontuação deve ser entendida como uma opção do autor, não uma necessidade absolutamente subjetiva. Há uma necessidade que grita nas mãos do autor e esse ao passo que lança mão dela, ai conduzindo o leitor a um caminho específico, embora não único. É um jogo mais ou menos arbitrário, porque o leitor pode simplesmente querer uma pergunta no lugar onde se apresenta uma afirmação, mais aí entra a quase que perversidade do autor impedindo que isto aconteça.
4-vocabulário
O vocabulário tem de ser uma preocupação constante na formação da criança. No início, ele toma forma de pequenas cobranças ao longo de todas as atividades executadas pela criança na escola. Sabemos que é do geral, da execução diária das tarefas, que o professor irá extrair palavras e contextos a serem trabalhados pelas crianças, no entanto há de se ressaltar a importância direcionar um trabalho de maior peso neste sentido.