nascimento da filosofia
Isabelle M. T. Lemos
Leonardo Magnum
Stéfany S. Dornelas
O NASCIMENTO DA FILOSOFIA
Trabalho avaliativo referente ao cap. 2 do livro de Filosofia, pagina 43.
Professora: Silvânia Freitas
Timóteo
2013
Revendo o capítulo
1- A passagem da mentalidade mítica para o pensamento filosófico é justificada por alguns teóricos com a tese do “milagre grego”, posição descartada por contrapostas ?
Essa tese destaca o caráter unico e repentino desse processo. Alguns estudiosos criticam essa visão simplista e afirmam que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, do “milagre” realizado por um povo privilegiado, mas é a culminação do processo gestado ao longo dos tempos. Contribuiram para o surgimento da filosofia: a invenção da escrita e da moeda; a lei escrita; a fundação da pólis (cidade-Estado).
2- Qual é a importância da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia Antiga ?
A pólis estava centralizada na ágora (praça pública) espaço onde se debatiam os problemas de interesse comum.
3- O que significa dizer que a democracia grega era um democracia direta ? Sob esse aspecto, em que se distingue das atuais democracias ?
Na democracia direta não eram escolhidos representantes, mas cada cidadão participava ele mesmo das decisões de interesse comum. Na atual democracia, o líder eleito representa a opnião dos cidadões.
4- Identifique as características comuns à reflexão dos filósofos pré-socráticos.
Escreviam em prosa, abandonando a forma poética, característica das epopeias dos relatos míticos. Atenção à naturezae diversas concepções de cosmologia. Procuram explicar como, diante da mudança podemos encontrar a estabilidade. Os pré-socráticos buscam o fundamento do ser.
Aplicando os conceitos
5- a) A que obras em verso se refere o texto? E a que obras em prosa ?