nas verdades
Centro de Educação e Ciências Humanas
Departamento de Psicologia
Disciplina: Psicologia Geral Profª: Claudete Sampaio
Componentes: André Lucas Santos da Silva; Isabella Maria da Silva Cardoso; Luís Fabiano Passos Bispo.
VIOLÊNCIA: ASPECTOS PSICOLÓGICOS
RESUMO
1. Relação entre violência e agressividade
Agressividade é a tendência humana de ter vontade de cometer um ato de violência contra outro humano. Pode ser também o conjunto de tendências que se concretizam em condutas que pretendem causar danos a outras pessoas. Violência é a conduta que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. A violência não se manifesta apenas quando há recurso à violência física, engloba também a violência verbal e psicológica.
2. Fatores determinantes
2.1 Desigualdade social
É a situação onde determinado grupo social tem privilégios sobre os demais, em termos materiais, culturais e de direitos básicos como educação, saúde e segurança. Regiões mais carentes são mais vulneráveis à violência, tanto pela falta de oportunidades quanto pelo descaso da Segurança Pública para com essas regiões.
2.2 Deterioração dos valores éticos: o individualismo e a quebra de valores éticos coletivos comprometem as relações humanas e abrem espaço para a violência. A quebra de valores, junto à banalização de atos violentos levam o indivíduo a crer que tais atos fazem parte do cotidiano e são compreensíveis.
2.3 Impulso destrutivo: Freud afirmava que no homem há duas pulsões básicas: Eros, sexual e que preserva a espécie, e Tânatos, a destruidora. Tânatos, ou impulso destrutivo, é uma reserva interior de agressividade, que pode extravasar culminando em atos violentos.
2.4 Sociedade consumista: o capitalismo exibe uma propaganda consumista, e aqueles que não podem participar desse meio do “ter” podem se sentir marginalizados e buscam, até mesmo por meios ilegais, atingir esses objetos de desejo consumista.
2.5 Drogas: as drogas (ilícitas) são