Narração
Trabalho entregue ao Curso de Licenciatura Plena em Letras – I.Na disciplina de Lingua Portuguesa I sob a orientação da professora Alessandra. Acadêmico(a)(s): Ana Érica, Bruna Cristina, Emival,Gabriella, Leiliane, Mª Aparecida Santos e Suelen.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DA CIDADE DE GOIÁS
I ANO DE LETRAS
Goiás
1/1/2010
Narração
Definição
Narrar é contar uma história (real ou fictícia). O fato narrado apresenta uma seqüência de ações envolvendo personagens no tempo e no espaço.
São exemplos de narrativas a novela, o romance, o conto, ou uma crônica; uma notícia de jornal, uma piada, um poema, uma letra de música, uma história em quadrinhos, desde que apresentam uma sucessão de acontecimentos, de fatos.
Situações narrativas podem aparecer até mesmo numa única frase.
Exemplo: “Minha sogra ficou avó.” (Oswald de Andrade). Repare que a última frase resume ações que envolvem o casamento, a maternidade e a transformação da sogra em avó.
Formas
Literária e Não Literária A linguagem literária é caracterizada por sua plurissignificação, cuja base é a conotação, é utilizada muitas vezes com um sentido diferente daquele que lhe é comum. Podemos citar como exemplos de textos literários o conto, o poema, o romance, peças de teatro, novelas, crônicas. A linguagem não-literária é a utilizada com o seu sentido comum, empregada denotativamente, é a linguagem dos textos informativos, jornalísticos, científicos, receitas culinárias, manuais de instrução etc.
Elementos de uma Narração
Personagem
Literariamente, pode-se definir a personagem como a pessoa ou ser personificado ou animado que figura na história e nela se envolve ativa ou passivamente. Criada no espectro infinito da imaginação, a personagem assume o perfil físico e psicológico único que só a individualidade de cada autor permite. Sendo assim, uma personagem pode ser definida psicologicamente:
“A mulher do coronel era o tipo de mãe