gestão em segurança
SEGURANÇA
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE SMS
UCL
Luciano Rubim Franco
SUMÁRIO
Tópico
Pág.
1
Introdução
3
2
Objetivo
3
3
Algumas definições
3
4
Qual o objetivo de um sistema de Gestão Integrado de SMS?
5
5
Um sistema de gestão bem sucedido deve se fundamentar em:
5
6
Requisitos mínimos
5
7
A Norma ISO 14001
7
8
A Norma OHSAS 18001
8
9
Bibliografia
26
Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
2/26
UCL
Luciano Rubim Franco
SISTEMAS DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE - SMS
1 - Introdução:
Os riscos industriais, ambientais e de saúde têm tomado importância ímpar no cenário mundial, face à percepção das perdas significativas acarretadas pelo não Gerenciamento dos mesmos.
A noção de que somente com modelos eficazes de Gestão de SMS poderemos tomar decisões acerca do assunto, nos faz refletir sobre a importância do tema no escopo maior, que é a própria razão de ser das empresas.
Em virtude disso, foram criadas as Normas ISO e OHSAS, com o intuito de nortear as ações de gestão de riscos nos mais diversos ramos de atividade da indústria mundial.
2 – Objetivo:
A proposta deste trabalho é apresentar de forma clara e sucinta os aspectos de implantação dos sistemas de Gestão de SMS e sua aplicação como ferramenta de auxílio na redução de perdas.
3 – Algumas Definições:
Acidente: Evento imprevisto e indesejável, instantâneo ou não, que resultou em dano à pessoa
(inclui a doença do trabalho e a doença profissional), ao patrimônio (próprio ou de terceiros) ou impacto ao meio ambiente.
Incidente: Evento imprevisto e indesejável que poderia ter resultado em dano à pessoa, ao patrimônio (próprio ou de terceiros) ou impacto ao meio ambiente.
Análise Crítica: Análise sistemática e global de um projeto, produto, serviço, processo ou informação com relação a requisitos, objetivando a identificação de