Narrativa de Dona Benedita
Sobre a narrativa de Benedita apresentada como proposta de trabalho em grupo destaca – se que trata, portanto, de um testemunho oral, destacando dessa forma como a fonte oral, pode ser utilizada na realização de um trabalho como requisito\opções de fontes de metodologia.
Na narrativa de Benedita é observado um relado sobre a vida de seus avós, onde esses seus avós relatam a história de vida de seus avós, cantam que os mesmos vieram da África, onde residiam em Moçambique onde lá eram pegos pelos Portugueses e trazidos como escravos, e que tinham vindo da África. Já sobre seus pais Benedita acredita que não foram escravos e sim que foram ventre livre.
A história de vida de Benedita é compreendida através da narração a qual compreende a história de vida de sua família, assim desta forma ela discorre sobre a história de vida de seus avós, de onde eles vieram qual o significado para eles dessa vivencia, que consequentemente para falar dessas vivencia dos avós, acaba por lembra da história e trajetória de vida de seus bisavós, lembrando que os mesmos eram escravos, mais que os pais dela não foram escravos, já são de outra geral nesse caso do ventre livre.
O contexto histórico ao qual é passada a narrativa de Benedita se encontra sobre a escravidão no Brasil, onde negros eram capturados na África a força para trabalharem no Brasil com escravos. Teve inicio com a vinda dos africanos, trazidos pelos portugueses ao país para trabalharem sob regime escravo na produção de açúcar e café. Com o passar do tempo, os portugueses que moravam no Brasil e os brasileiros senhores de engenho começaram a manter escravos em suas casas para todos os trabalhos domésticos e do campo. Porém, nem todos os países concordavam com a escravidão, pois para os países que já eram industrializados como a Inglaterra, interessava que os trabalhadores fossem remunerados, pois o trabalhador teria que se sustentar com seu próprio salário e acabaria