narradores de jave
FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
NARRADORES DE JAVÉ
NEBERSON ROSA VIEIRA DE ANDRADE
Orientador: Prof. Me. MAKCHWELL COIMBRA NARCIZO
Trabalho apresentado à Faculdade de Engenharia de Software da UniRV – Universidade de Rio Verde, como parte das exigências da disciplina de Leitura Interpretação e Produção Textual , como requisito parcial de avaliação.
RIO VERDE - GOIÁS
2014
Narradores de Javé
Narrativa: O filme Narradores de Javé tem uma narrativa não ficcional, nesse filme o narrador além de contar a historia atua nela de forma participativa, na narrativa do filme da para se perceber um problema no brasil que é a dificuldade de preservar a historia e a memoria, como consequência ocorre a mudança na identidade de grupos sociais fundados nos casos passados de geração para geração. A cada vez que a historia é contada ocorre mudanças e distorção dos fatos. Assim impossibilitando o registro histórico.
Enredo: Vale de Javé, um pequeno vilarejo que foi abalado com a noticia de que a cidade seria inundada com a construção de uma usina hidrelétrica, com a construção de uma barragem o pequeno vilarejo sumiria do mapa. A comunidade assustada com noticia reuniu-se para tentar salvar, Javé de um dilúvio que se anunciava. Rui Resende que estava dando a noticia disse que a única forma de salvar o vilarejo seria criando um patrimônio histórico, como a cidade não tinha nada de histórico surgiu a ideia de se criar um livro “Dossiê Cientifico” que documentasse os grandes e nobres feitos da historia do vale. Quase todos eram analfabetos e apenas uma pessoa sabia escrever “Antônio Biá”. Seria de um malandro de caráter duvidoso, odiado por quase todos naquele vale a missão de ouvir e relatar os fatos históricos contados pelos moradores daquela pequena cidade. Todos contaram