naosei
A complexidade desse dispositivo varia de acordo com a função que ele irá exercer.
Os PIGs de limpeza tendem a ser os mais simples, feitos geralmente de plástico ou espuma. Esse tipo de PIG deve ser utilizado apenas em tubulações de diâmetro constante. Existem, porém, tecnologias que permitem a limpeza de tubulações de diferentes tamanhos, sendo adaptável a diferença de circunferência presente em algumas tubulações, são os chamados Mult-Size PIG, ou Dual PIG.
Entretanto os PIGs são utilizados para outras funções além de limpeza de tubulações.
Os PIGs também são utilizados no tratamento de tubulações, no monitoramento, na inspeção de falhas e corrosão, entre outras funções, algumas bastante complexas.
Estas funções se enquadram em uma série de áreas diferentes: • Utility PIGs (Cleaning PIGs) que executam uma função como limpeza do tubo;
• Inline Inspection PIGs (Smart PIGs) que são usados para fornecer informações sobre a condição do gasoduto e da extensão e localização de qualquer problema (como a corrosão, por exemplo); • Special Duty PIGs, tais como plugs para o isolamento de tubulações.
Atualmente existe uma grande variedade de PIGs. Eles normalmente executam as seguintes funções: - Inspeção interna;
- Limpeza
- Medição o diâmetro interno;
- Remoção de líquidos;
- Remoção de gás;
- Revestimento de diâmetro interno;
- Melhoraria da eficiência do fluxo.
O tipo de PIG a ser usado e sua configuração ideal para uma determinada tarefa em uma tubulação devem ser determinados com base em vários critérios, que incluem:
O objetivo: - Tipo, localização e volume da substância a ser removida ou deslocada em aplicações de raspagem