Nanotubos de carbono
Os Nanotubos de Carbono ou NTC são alótropos do carbono com uma nanoestrutura cilíndrica. Os nanotubos foram construídos com diâmetro de comprimento na proporção de 132,000,000:1, significativamente maior do que para qualquer material. Estes cilindros de moléculas de carbono possuem propriedades incomuns e que são de altíssimo valor no campo da nanotecnologia, eletrônica, construção civil e outros campos tecnológicos da ciência dos materiais. Particularmente, devido as suas extraordinárias propriedades de condução térmica, mecânica e elétrica, os nanotubos de carbono podem ter aplicações que possibilitem inúmeras melhorias nas estruturas dos materiais.
Se a professora quiser saber o que são alótropos ai vai a definição: Os átomos de Carbono podem se unir de várias formas diferentes, formando inúmeras substâncias, a esta propriedade denominamos de Alotropia. O diamante, o grafite e o fulereno são alótropos do carbono e se diferem pelo arranjo geométrico. Estas três formas são substâncias simples formadas apenas por carbono, porém, a grande diferença entre elas é a maneira como os átomos ficam organizados nas moléculas, ou seja, o rearranjo dos átomos.
UTILIZAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL:
Os Nanotubos de Carbono (NTC) têm aplicações em diversas áreas: energia, eletrônica, construção civil, medicina e indústrias química e petroquímica. Recentes pesquisas indicam que a utilização dos Nanotubos de Carbono no cimento conferiria a esse maior durabilidade e resistência. Por ser um dos produtos consumido no planeta Terra, o desenvolvimento de um material duradouro, além de ser bom para a economia, traria benefícios também à natureza.
Os NTC são sintetizados a partir do grafeno, o material mais forte já encontrado, que consiste em uma folha de carbono densamente compactada. A folha de grafeno pode ser enrolada de diversas formas para obtenção de NTC e essas formas distintas geram propriedades diferentes. Os NTC podem ser de paredes simples, apenas