Nanotecnologia em Engenharia
FACULDADE DE ENGENHARIA
DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR
Inovações Tecnológicas na Engenharia:
Nanotecnologia
Amanda Teixeira de Rezende
Kamila Oliveira do Carmo
Paula de Oliveira Ribeiro
Raphael Salgado Loures
Thaís Ferreira Barroso
Trabalho apresentado ao professor José Antônio Aravena Reyes
Juiz de Fora, 16 de junho de 2013.
Introdução
A tecnologia mais promissora do século XXI trata da manipulação da matéria a nível atômico e molecular a fim de tornar processos, materiais e produtos mais eficientes. A nanotecnologia, como é chamada, promete grandes melhorias em diversas áreas, como a medicina, a computação e a engenharia. Apesar de já existirem no mercado vários nanoobjetos e processos industriais que envolvem a nanociência, grande parte dos avanços prometidos ainda está em fase de pesquisa e experimentos, porém prevê-se que daqui poucas décadas a nanotecnologia já estará atingindo sua maturidade e beneficiando a sociedade. Segundo pesquisadores, impulsionará uma nova revolução industrial, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e tecnológico, atraindo assim muitos investimentos por já ser considerada a tecnologia do futuro.
A nanotecnologia não é tão recente como aparenta. Foi introduzida em 1959, pelo físico Richard P. Feynman, apresentando em uma palestra suas idéias sobre como potencializar materiais modificando ou reorganizando sua estrutura na escala nanométrica.
No entanto, foram nas últimas décadas que os estudos na nanociência avançaram. Com isso, veio a preocupação com as consequências que tal tecnologia poderia trazer, seja na produção de nanopoluentes, prejudicando a saúde e o ambiente, ou no uso militar de forma descontrolada. Apesar de seus efeitos não serem conhecidos ao certo, não impede que as pesquisas continuem progredindo por todo o mundo e por várias áreas e movimentando muito capital.
Na engenharia, a nanotecnologia está presente em