GRUPO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO MONSENHOR JULIO ALVES BEZERRA CRAS DE CARNAUBAIS: COMO ESPAÇO DE LAZER¹
6127 palavras
25 páginas
GRUPO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO MONSENHOR JULIO ALVES BEZERRA CRAS DE CARNAUBAIS: COMO ESPAÇO DE LAZER¹ Ana Karla Filadelfo de Lucena²Eliane Ribeiro de Lima
Gilmária Batista do Nascimento
Maristela Martins Rafael Rodrigues
RESUMO
A presente pesquisa objetiva identificar as expressões da questão social e a problemática de acesso aos espaços de lazer para o idoso no município de Carnaubais/RN. A população idosa aumenta significadamente e, o contra ponto desta realidade aponta que as condições não evoluem na mesma proporção. Diante dessa questão surgem inúmeras discussões e realizações de estudo com objetivo de fornecer dados que ampliem as políticas públicas e programas a essa parcela da população. Para o serviço social é primordial a pesquisa para entender a realidade e contribuir na construção de uma política pública baseada no direito constitucional.
1
PALAVRAS-CHAVE: Grupo de Convivência. Envelhecimento e Lazer.
INTRODUÇÃO
O Brasil está passando por um processo de envelhecimento populacional, o que também se percebe mundialmente que pesquisadores neste assunto prevê que em 35 anos o Brasil terá mais pessoas idosas do que crianças, a questão é o que pode ser criando em termos de leis que venham garantir direitos a esses cidadãos, vimos à necessidade de elaboração de políticas públicas que atendam a essa demanda populacional.
Portanto, esse estudo aborda a questão do envelhecimento populacional, o como direito ao lazer dentro das políticas públicas com base na Constituição Federal de 1988, que cita no artigo 6º “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer [...].
O alvo da investigação será a questão do lazer do grupo de convivência do idoso monsenhor Julio Alves Bezerra- CRAS no município de carnaubais - RN, visto como prática de sociabilidade e inclusão.
A questão a qual queremos responder é: o lazer proporcionado pelo CRAS atende com eficiência de efetividade ao grupo de idosos? Para isso foi