Utilização Sustentável das Águas em Residências
Utilização Sustentável das Águas em Residências
2. Questão de Pesquisa:
Quais os métodos necessários em uma construção para redução do consumo de água e consequentemente promoção da economia doméstica?
3. Objetivos:
Objetivo Geral:
Gerar economia no consumo de água em residências.
Objetivos Específicos:
1) Utilizar ferramentas e técnicas de reutilização de águas em residências;
2) Reduzir o desperdício de água tratada;
3) Checar a viabilidade de reutilizar águas em residências.
4. Justificativa:
O termo “água de reuso” passou a ser utilizado, com mais frequência, na década de 80, quando as águas de abastecimento foram se tornando cada vez mais caras, onerando o produto final no processo de fabricação (Alverca, 2004). Como o preço do produto, ao lado de sua qualidade, é fator determinante para o sucesso de uma empresa, passou-se, então, a procurar a solução para o problema. Desta forma, reaproveitando o máximo de seus efluentes visando à redução dos custos. Não obstante, o “reuso” de água passou a ser uma prática em vários países e para diversas aplicações; por exemplo, para fins agrícolas, industriais, recreacionais, domésticos, manutenção de vazões, aquicultura e recarga de aquíferos subterrâneos (Westerhoff,1984). Dentro desta ótica, o “reuso” reduz a demanda sobre os mananciais, devido à substituição da água potável. Em termos gerais, a potabilidade da água atenderá às necessidades para os diversos fins. Porém, não se dispõe de padrões de potabilidade para todos os constituintes da água. Desta forma, surge a necessidade de se estabelecer critérios relativos à fonte de água utilizada, especificando sua análise e confiabilidade do tratamento.
A demanda pela água, segundo Beekmam (1996), continua a aumentar. O “reuso" torna-se um componente importante no planejamento, desenvolvimento e utilização dos recursos hídricos, representando um potencial a ser explorado em substituição à utilização da água tratada e potável. Sendo que, a