nana-2014
Curso de Direito
Introdução ao Estudo do Direito
Professor: Ubaldino Marques
Aluno(a):
FICHAMENTO
COUTURE, Eduardo Juan. Os mandamentos do advogado. Porto Alegre: SAF, 1979.
1.ª ESTUDA. O Direito está em constante transformação. Se não o acompanhas, serás cada dia menos advogado. p. 21/23.
Síntese: Couture explica ao jovem advogado que o Ordenamento Jurídico de uma nação é constituído por milhares de normas e pela jurisprudência; e que o advogado deve sempre estar atento ao nascimento, modificação e morte do Direito. Por fim, para nosso “desespero”, adverte que o direito legislado não abrange todo o Direito e, citando Kirchmann, afirma que uma simples palavra do legislador pode reduzir a pó uma biblioteca inteira.
Crítica: De fato, o renomado Autor tem razão. O Direito Brasileiro é positivo, isto é, tem amparo na lei (sentido amplo). Contudo, o Direito não se esgota na lei. Como fora explicado em sala de aula, o Direito é constituído por regras jurídicas, princípios, lições dos professores, pelas instituições, pela tradição etc. Tal como a vida é um ciclo, tudo se transforma. Assim, cabe ao advogado estar sempre informado sobre tudo que circunda o Direito. Para tanto, deve estudar sempre. Quem quer fazer Direito deve saber de antemão que SEMPRE vai estudar. Não foi à toa que o Autor escolheu este mandamento como sendo o primeiro, pois, caso o leitor não se identifique com a nobre e honrosa profissão, deve então dela se afastar. normas e pela jurisprudência; e que o advogado deve sempre estar atento ao nascimento, modificação e morte do Direito. Por fim, para nosso “desespero”, adverte que o direito legislado não abrange todo o Direito e, citando Kirchmann, afirma que uma simples palavra do legislador pode reduzir a pó uma biblioteca inteira.
Crítica: De fato, o renomado Autor tem razão. O Direito Brasileiro é positivo, isto é, tem amparo na lei (sentido amplo). Contudo, o Direito não se