NALISE CR TICA
Concordo com a autora quando menciona que a república surgiu para salva à população, pois essa foi uma forma encontrada para disponibilizar a saúde e a educação já que naquela época não havia um cuidado com a higiene muito menos com a educação do povo. A educação “É preciso educar o povo!” Essa educação consistia na formação do cidadão uma vez que a 80% da população era analfabeta e não possuía identidade própria, pois a cultura era toda vinda de fora como, por exemplo, Portugal e da França. Então a educação foi concebida como uma necessidade de tornar cada homem a participar do regime republicano com grande ênfase na educação cívica, ensinando a ter amor à pátria, o respeito à ordem constituída e o cumprimento de seus deveres como também a educação moral para elevar o caráter da população.
Souza destaca que em 1917 o governo federal mandou fechar as escolas estrangeiras localizadas no sul do país colocando normas e restrições contra essas escolas, seguindo essa linha de pensamento, concordo plenamente com a autora, portanto foi necessário muda-las para haver uma identidade brasileira, ou seja, começa ter um controle sobre o que se ensina ao povo mais desta vez com um caráter brasileiro.
Podemos destacar que a década de 20 e 30 teve grande relevância na educação brasileira como o surgimento da ABE e o manifesto dos pioneiros. O escolanovismo significou um esforço na elaboração de um projeto político-pedagógico, mudando o cenário da educação tornando a mesma liberal, apesar de todas as inovações continuava existindo raízes que o ensino escolar deveria ser aquele cujo professor só ensinava e os alunos deveriam ficar quieto, calados sem poder questionar, ou seja, algo mecânico, como também a visão negativa do povo brasileiro. A missão essencial da educação era forma o homem para a vida por meio da formação moral, cívica e intelectual.
Vale ressalta o movimento dos operários foi de grande