Naftaleno
6- forma estrutural
5- 76°c
7-nome comercial=naftalina
9-Banho Maria: É um dispositivo que permite aquecer substâncias de forma indireta(banho-maria), ou seja, que não podem ser expostas a fogo direto.
1. Introdução
Nesse segundo experimento analisaremos a temperatura de fusão de uma substância. Com este experimento, vamos observar o ponto de fusão do naftaleno, observando o seu comportamento em determinados espaços de tempo e temperatura, obtendo curvas de aquecimento e resfriamento, e aprender a utilização correta dos materiais usados nesse processo.
A técnica utilizada nessa experiência usa uma pequena amostra de naftaleno colocada em um tubo de ensaio juntamente com um termômetro, o tubo é aquecido e observa-se a temperatura do processo por um determinado tempo.
Tanto o aquecimento como o resfriamento devem ser lentos, e melhores resultados geralmente são obtidos com o resfriamento, isto porque o controle sobre o calor fornecido é geralmente mais difícil, resultando num aquecimento muito rápido.
A fusão é a passagem do estado sólido para o líquido, enquanto a solidificação é a passagem do estado líquido para o sólido. A substância no estado sólido é um conjunto de entidades unidas entre si, bem arrumadas e com movimento vibratório discreto. Com o aquecimento, as entidades vão conseguindo deslizar umas sobre as outras, pois o aumento de energia faz com que essas se agitem tanto que, pouco a pouco, vão se separando umas das outras, mas sem conseguir sair do conjunto, é a substância no estado líquido. Parando o aquecimento, as entidades vão se agitar com menor intensidade, voltando ao movimento vibratório discreto; estado sólido.
Quando a temperatura de fusão e a temperatura de ebulição são constantes, estamos em presença de uma substância pura. Portanto, durante a mudança de estado físico de uma substância pura, a temperatura permanece constante.
A quantidade de calor