nafta
O surgimento do nafta como bloco econômico O surgimento do nafta como bloco econômico
A economia mundial passou por grandes transformações durante o século XX. Desde a crise de 1929, após o final da Guerra, os governos precisaram adotar diversas medidas que fortificassem o mercado interno e favorecessem suas balanças comerciais.
Uma das medidas adotadas em todo o mundo foi a formulação de blocos econômicos que reúnem países vizinhos com o objetivo de criar benefícios alfandegários e de comercialização de produtos. o Nafta (North America Free Trade Agreement), que reúne, Estados
Unidos, Canadá e México (América do Norte) e o Chile como membro associado.
AC ria ç ão do Na fta A Criação do Nafta
O Nafta começou a ser traçado no final dos anos 80, quando
Estados Unidos e Canadá começaram a estudar políticas de comércio entre os países, envolvendo taxas alfandegárias menores. Em 13 de agosto de 1992, o México se interessou pelas políticas comerciais e foi convidado para fazer parte do grupo.
A Criação do Nafta
As políticas precisavam ser bem definidas para que nenhum país acabasse sendo prejudicado pelo livre-comércio. Assim, apenas em
08 de dezembro de 1993, o então presidente dos Estados Unidos,
Bill Clinton, concordaria com os termos e assinaria a participação norte-americana. Assim, o tratado do Nafta começou a ter validade para negociações realizada a partir de 1° de janeiro de 1994.
A Criação do Nafta
O principal objetivo do NAFTA era diminuir as barreiras comerciais impostas pelas leis internas dos países-membros que dificultavam a circulação entre mercadorias. Além disso, o bloco econômico deveria fazer frente à União Europeia que vinha alcançado grande êxito. Claro que hoje a situação é bem diferente pelos lados europeus, mas, sem dúvida, o sucesso das potências europeias chamou a atenção dos norte-americanos na época.
Os
de
sa c
o rd
os
do
Na
f ta