Nada
TÊMPERA
Houve grande avanço tecnológico quando o homem descobriu como conferir dureza ao aço. Os dentes da engrenagem, o engate do trem, o amortecedor do carro e as brocas devem ser fabricados com aço endurecido para suportar os esforços a que são submetidos.
Têmpera é o tratamento térmico executado em um aço quando se deseja aumentar sua dureza e resistência mecânica. A operação consiste basicamente de três etapas: aquecimento, manutenção de determinada temperatura e resfriamento .
Aquecimento O aço deve ser aquecido em torno de 50°C acima da linha G-S-K (zona crítica) para transformar a perlita definitivamente em austenita.
Para aço com mais de 0,86% de carbono é suficiente transformar somente a perlita (linha S-K), pois contém Fe3C em excesso, que já é uma estrutura muito dura. Manutenção da temperatura É o tempo necessário para solubilizar totalmente o carbono e garantir que toda a peça chegue à temperatura.
Resfriamento O resfriamento deve ser feito em meio que possibilite velocidade crítica, fazendo com que a estrutura austenítica se transforme diretamente na estrutura desejada.
Quando a austenita é resfriada muito rapidamente, não há tempo para que se transforme em ferrita, cementita ou perlita, e ela se transforma em novo constituinte do aço chamado martensita.
O resfriamento brusco provoca o que se chama de choque térmico, ou seja, o impacto que o material sofre quando a temperatura a que está submetido varia de um