nada
Ondas Mecânicas: são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos.
Ondas Eletromagnéticas: são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios materiais. Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as micro-ondas.
Todas as ondas eletromagnéticas tem em comum a sua velocidade de propagação no vácuo, próxima a 300000km/s, que é equivalente a 1080000000km/h.
Longitudinais: são ondas causadas por vibrações com mesma direção da propagação, como as ondas sonoras.
Transversais: são as que são causadas por vibrações perpendiculares à propagação da onda, como, por exemplo, em uma corda:
Ondas Mistas
São ondas mecânicas constituídas, simultaneamente, de vibrações transversais e longitudinais.
Quando uma partícula de um meio material é atingida por uma perturbação mista, ela oscila simultaneamente na direção de propagação e na direção perpendicular à de propagação.
Velocidade de propagação de uma onda
Periódica
Como os pulsos se propagam com velocidade constante, vale a expressão s=v.t. Se a distância s for substituída pelo comprimento de onda e o tempo t for substituído pelo período, passamos a ter a expressão da figura acima.
Utilizando o fato de que o período e a frequência são grandezas inversamente proporcionais, chegamos à expressão final para a determinação da velocidade de propagação de uma onda periódica, a chamada equação fundamental das ondas.
Para o caso das ondas eletromagnéticas, a velocidade das ondas é sempre a mesma, ou seja, a velocidade da luz (300000 km/s).
Reflexão de um pulso numa corda Quando um