Nada
Quando um sistema atinge o estado de equilíbrio, ele tende a permanecer nesse estado desde que não ocorra nenhuma perturbação externa.
Le Chatelier quando estudou os sistemas em equilíbrio e o que poderia afeta-los, chegou a seguinte conclusão experimental: Quando se provoca uma perturbação sobre o sistema em equilíbrio, ele tende a se deslocar no sentido de fuga frente a ação aplicada (tende a anular a ação aplicada), tentando se ajustar a uma nova situação de equilíbrio, este é o Princípio de fuga ante uma ação. Fatores que afetam o equilíbrio
•
•
•
variação da concentração variação da temperatura variação da pressão
obs.: catalisador não desloca o equilíbrio
Variação da concentração
Considerando a reação reversível em equilíbrio dada abaixo:
H2(g) + CO2(g) ´
H2O(g) + CO(g)
Vdireta = Vinversa
Se aumentarmos a [H2] e/ou [CO2]
O equilíbrio será deslocado para a direita.
Se diminuirmos a concentração a [H2] e/ou a [CO2]
O equilíbrio será deslocado para a esquerda.
Portanto:
1
Aumento da concentração desloca o equilíbrio no sentido de consumo da substância (sentido contrário ao que está a substância).
Diminuição da concentração de uma substância desloca o equilíbrio no sentido de sua formação (mesmo sentido em que ela está).
Variação da Pressão
O efeito da pressão só é interessante para equilíbrios em que participem gases, de um modo geral o aumento da pressão provoca um aumento da velocidade, pois provoca uma diminuição no volume.
Os coeficientes da reação balanceada são proporcionais as quantidades em volume das substâncias na fase gasosa.
1 PCl3(g)
1 volume
+
+
1 Cl2(g)
1 volume
2 volumes
´
1 PCl5(g)
1 volume
1 volume
Podemos observar que da esquerda para a direita ocorre uma contração de volume e da direita para a esquerda uma expansão de volume.
Se aumentarmos a pressão favorece a reação que ocorre com a contração de volume.
P
V