nada
Ocorre alteração na coloração das pétalas, assumindo tonalidade de acordo com a cor do pigmento de anilina utilizado.
É possível presumir que no interior do talo existem sistemas de transporte de substâncias (vasos condutores de seiva), com potencialidade que favorecem a ascensão da solução de água e anilina do extremo inferior, imersa na solução, até o extremo superior, onde se encontra a flor.
Isto acontece porque o caule da flor absorve a água que está no copo. A água irriga toda a planta até atingir as pétalas. Como a água está carregada de pigmentos coloridos, esses pigmentos migram com a água até ficarem depositados nas pétalas, deixando-as coloridas.
A água sobe pelo caule da planta até chegar às flores, o que pode ser percebido pela mudança na coloração das pétalas, que se tornaram da cor azulada e avermelhada.
Essa condução de água acontece pelo xilema, que faz parte do sistema condutor das plantas vascularizadas. Ele é responsável por transportar água e sais minerais (seiva bruta) que são absorvidos pela raiz até as folha, onde ocorrerá a fotossíntese. Durante a fotossíntese, é produzida glicose, que é a forma química de armazenamento de energia mais frequente entre os seres vivos. Por isso, dizemos que as plantas conseguem produzir seu próprio alimento e, portanto, são autotróficas. Mas este composto de glicose produzido precisa ser distribuído por toda a extensão da planta. Para isso existe o floema, que também faz parte do sistema condutor das plantas vasculares, mas é responsável pela distribuição da seiva elaborada.O xilema é formado por alguns tipos celulares, mas principalmente pelas traqueídes, em Pteridófitas e Gimnospermas e Elementos de Vaso, em Angiospermas. Essas são células mortas que possuem parede celular bem espessa por causa daobertura por uma camada de lignina. A lignina é um polímero de carboidratos super resistente. Por