nada
2. Pressão de vapor – parte da pressão atmosferica total devida a sua quantidade de vapor. Depende da quantidade de vapor no ar.
Pressão de vapor de equilibrio – estado em que há agua se transformando no estado liquid e de vapor na mesma taxa.
3. A passage de vapor entre a superfície e o ar depende da pressão parcial do vapor na camada atmosférica vizinha a própria superfície fonte. Assim, se essa camada estiver saturada, a quantidade de moléculas que saem da superfície fonte (passando ao estado gasoso), em certo intervalo de tempo, torna-se igual à quantidade das que retornam ao liquido, no mesmo interval, atingindo a pressão de vapor de equilibrio.
4. Umidade Absoluta = massa de vapor d’água / volume de ar Umidade relativa = (pressão de vapor atual / pressão de vapor de saturação)x100% Umidade específica = massa de vapor d’água / massa total de ar Razão de mistura = massa de vapor d’água / massa de ar seco.
5. A maior quantidade de vapor no ar diminui a sua densidade porque o peso molecular da água (18,016 g/mol) é menor que o peso molecular médio do ar (28,97 g/mol). Portanto, em iguais temperaturas e volumes, uma massa de ar mais úmida exerce menos pressão que uma massa de ar mais seca.
6. Temperatura do ponto de orvalho – é a temperatura que o ar deve ser resfriado para que ocorra a saturação, mantida a pressão e a massa de vapor d’água constantes.
Temperatura do bulbo úmido – é a mais baixa temperatura que uma parcela de ar sob pressão constante pode ser resfriada pela evaporação de água no seu interior, considerando-se que o calor requerido para a evaporação seja proveniente do próprio ar.
7. Quando o ar atinge a temperatura do ponto de orvalho, ele se torna saturado. A partir dai, como a temperature continua caindo, há o depósito de água nas superficies próximas.
8.