412994380116

3479 palavras 14 páginas
PESQUISA EM SAÚDE

Saúde Ambiental

Bauru, 16 de Abril de 2014.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. BREVE HISTORICO DA SAUDE AMBIENTAL
3. O ENTENDI ACERCA DO QUE É MEIO AMBIENTE
4. O ATUAL PADRÃO DE CONSUMO E OS RISCOS AMBIENTAIS
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Introdução

O Controle Social do Sistema Único de Saúde, motivado pela Constituição Federal de 1988, representou uma das maiores conquistas da população Brasileira na representação social, na fiscalização e na construção das agendas de saúde. Esta representação foi possível devido ao Conselho de Saúde, um órgão paritário, composto por usuários, o Estado, profissionais de saúde e prestadores de serviços, estruturado para a tomada de decisões referentes a área da saúde.
A promoção de saúde consta na agenda dos municípios e é respaldada por propostas oficiais que reconhecem os aspectos biopsicossociais que envolvem o processo saúde/doença e a ampliação da capacidade das comunidades em perceberem os fatores condicionantes da saúde. A aproximação da temática ambiental com o movimento de promoção da saúde possibilita a ampliação na compreensão do processo saúde-doença. Essa proposta elege a intersetorialidade como condição para o estabelecimento e a execução de políticas públicas como maneira de garantir melhores condições sócio-ambientais.
Estudos na área da Saúde Ambiental têm demonstrado que a degradação ambiental tem interferido na saúde das populações globais pela adoção de um modelo insustentável de produção e de consumo em larga escala. Esse modelo desconsidera a limitação dos recursos naturais e o excesso de resíduos produzidos, que em sua maioria são dispostos de maneira inadequada, contaminando os mananciais de água, o solo e o ar, e submetendo parcelas significativas da população a precárias condições de moradia, de transporte e de trabalho, e as políticas para

Relacionados