Nada
Em dezembro de 1992 a Lei Distrital n.º 385 autorizou a implantação do bairro de Águas Claras na região administrativa de Taguatinga e aprovou o respectivo plano de ocupação. Projetada pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres, Águas Claras começou a ser construída logo após sua criação. Tornou-se região administrativa do Distrito Federal a partir de 2003, por meio da Lei Distrital n.º 3153, de 06 de maio. 3
A cidade notabilizou-se pelo seu crescimento acelerado, com grandes e diversificados empreendimentos imobiliários surgindo a cada mês.
Águas Claras, possui uma área de aproximadamente 31,5 km² e uma população de pouco mais de 135 mil habitantes.1
Etimologia[editar | editar código-fonte]
Seu nome é uma referência ao córrego homônimo que nasce na região e abastece o Lago Paranoá.
Localização[editar | editar código-fonte]
Águas Claras situa-se entre Taguatinga, Vicente Pires, Park Way, Guará, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo, sendo sua principal via de acesso a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Nesta, localiza-se o viaduto Israel Pinheiro, inaugurado em 16 de agosto de 2008, que dá acesso à região administrativa. Outra importante via de acesso é a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP), que forma uma ligação entre a EPTG e a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), passando no meio do Park Way.
Os limites da poligonal da região administrativa de Águas Claras ainda não foram publicados oficialmente, mas a administração de Águas Claras considera que ela é delimitada ao norte pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG / DF-085), a leste pelo Córrego Vicente Pires, a sul pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB / DF-075) e a oeste pela Estrada Parque Contorno (EPCT / DF-001 / Pistão Sul).
Faz parte da conurbação oeste de Brasília, que abriga as chamadas saídas Sul (região da BR-040 e BR-060) e Oeste (região da BR-070).
Subdivisões[editar | editar código-fonte]
Águas Claras é formada por setores de quadras residenciais e comerciais. Além da parte