nada
RESUMO
Este trabalho apresenta um relato da disciplina optativa – Eficiência Energética no Ambiente Construído - Faculdade Anhanguera-FAG, oferecida no semestre 2013/2, para os alunos a partir do 2º semestre do curso de graduação em Engenharia Mecânica. Além de conforto ambiental e eficiência energética, a disciplina abordou questões sobre sustentabilidade ambiental, incluindo variáveis como o uso de fontes alternativas de energia, reuso de água, coleta e destinação final de resíduos sólidos e entulho de construção, e reciclagem de edifícios
1. INTRODUÇÃO - PROPOSTA DA DISCIPLINA
Este trabalho apresenta um relato da disciplina optativa – Eficiência Energética no
Ambiente Construído - Faculdade Anhanguera-FAG, oferecida no semestre 2013/2 para os alunos a partir do 2º semestre do curso de graduação.
A disciplina é de 60h e, no semestre 2013/2, foi aberta uma turma com 135 alunos, com 2 hora semanais de aulas teóricas. O professor responsável pelo curso:
Prof.Rony
A AUT 209 abordava principalmente o panorama energético nacional e internacional, as relações entre conforto e consumo de energia, eficiência energética e reabilitação tecnológica de edifícios. No semestre 2002/1 os professores da disciplina optaram por incluir novos temas, ampliando o seu escopo para a sustentabilidade ambiental urbana. Procurou-se, principalmente, incentivar a pesquisa e a aplicação de novas tecnologias no projeto de espaços urbanos e de edifícios, na busca de soluções inovadoras.
Goiania-GO
7 de agosto a 30 de setembro de 2013 -No semestre 2013/2 a disciplina se propôs a acolher projetos de livre escolha dos alunos, de preferência trazendo trabalhos que estivessem em desenvolvimento ao longo do mesmo semestre em outra disciplina. A condição é que houvesse alguma vinculação com o tema Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
As propostas de trabalho começaram a ser apresentadas pelos alunos por volta da 3ª aula e foram as mais