nacionalidade e naturalidade
Exemplos:
Naturalidade: Itaguaí, Rio de Janeiro
Nacionalidade: brasileira
Naturalidade: Vitória, Espírito Santo
Nacionalidade: brasileiro
A palavra nacionalidade poderá ter sua origem na palavra em francês nationalité ou ser formada a partir de derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra nacional mais o sufixo –(i)dade. O sufixo – idade é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo para dar origem a um substantivo. Sugere a qualidade ou o estado de algo. Neste caso, o estado do que é nacional. A palavra nacionalidade significa, neste contexto, o país de nascimento de uma pessoa e a condição de cidadania que essa pessoa tem em relação a esse país.
Exemplos de nacionalidade:
Brasileiro, português, francesa, espanhola, italiano, argentina, uruguaio, chileno.
A palavra naturalidade tem sua origem na palavra em latim naturalitate e, neste contexto, significa o local de nascimento de uma pessoa (cidade, município, estado).
Exemplos de naturalidade:
Rio Branco, Acre.
Maceió, Alagoas.
Campinas, São Paulo.
A nacionalidade é obtida através da naturalidade, da definição do local do nascimento de uma pessoa. Pode também ser adquirida em momento posterior ao nascimento, por naturalização a um novo país, como por exemplo filhos de pais estrangeiros que podem ter duas nacionalidades.
Exemplos:
Aquela menina tem nacionalidade brasileira e americana, mas tem sua naturalidade em Ouro Preto, Minas