Na ponta do lápis - orçamento doméstico
Promova atividades em família, em que todos trabalhem, opinem e participem. Faça com que todos colaborem no serviço da casa e no almoço de domingo. A criança aprende a trabalhar em conjunto, a ter responsabilidade, se sente participante do núcleo familiar e aprende a se virar sozinha. As tarefas domésticas são excelentes para mostrar à criança que ela pode fazer as coisas por conta própria em vez de ficar esperando que alguém faça por ela. Elogie quando o trabalho estiver bom e critique quando estiver ruim, para que ela aprenda com os erros.
6. Use a mesada para ensinar seu filho a montar um orçamento:
Ao dar a mesada, incentive-o a anotar os gastos, para que ele se acostume a fazer planejamento A mesada pode ser introduzida por volta dos dez anos de idade e deve levar em conta apenas os gastos do dia a dia da criança. “Comece dando uma semanada, pois para uma criança, uma semana é uma eternidade. Depois passe para a quinzenada e só mais para frente passe a dar o dinheiro mensalmente”, aconselha.
7. Acabou o milho, acabou a pipoca:
Se o dinheiro da mesada acabar antes da hora, não o reponha. Se hoje a reposição vem dos pais, amanhã virá do banco, sob a forma de empréstimos. “Os pais devem ensinar que se o dinheiro acabou, acabou. Resta ao filho sofrer”, afirma a autora.
8. A listinha do Papai Noel é uma fantástica fonte de lições:
Aproveite a lista de presentes do Natal ou aniversário para ensinar que 1) a criança não vai ganhar tudo que quer na vida, então só vai receber um presente da lista; 2) criar expectativa é gostoso, será divertido imaginar o que o Papai Noel vai trazer; e 3) planejar e esperar faz parte da vida. Outra lição importante que o Natal pode ensinar é a generosidade. “Acrescente um presente a mais na lista para ser doado a uma criança carente, ou oriente seu filho a doar um brinquedo antigo, em bom estado, antes de receber um novo”. Uma boa maneira de acender o altruísmo nos filhos é levando-os a uma