N2
A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.
Como já estudamos, o foco da Microeconomia recai sobre as unidades econômicas, ou seja, busca-se compreender como as decisões de consumidores e empresas determinam o preço relativo de bens e insumos. A macroeconomia, por sua vez, estuda a economia como um todo, isto é, no seu aspecto agregado. Dessa forma, a Macroeconomia está muito presente em nossas dia a dia. Basta abrir o jornal diariamente que encontraremos manchetes de eventos econômicos que afetam as nossas vidas, como inflação, desemprego, renda, produção, taxa de câmbio etc.
Algumas perguntas que a macroeconomia tenta responder:
• Por que alguns países crescem mais do que outros?
• Por que as taxas de inflação são maiores em alguns países?
• Por que os países passam por períodos de recessão?
• Como o governo pode regulamentar a economia de modo a evitar ou minimizar crises econômicas?
1.1.Objetivos de política macroeconômica
Os objetivos de política macroeconômica são:
- Alto nível de emprego;
- Estabilidade de preços;
- Distribuição equitativa de renda;
- Crescimento econômico.
As questões relativas ao emprego e à inflação são consideradas conjunturais, de curto prazo. É a preocupação central das chamadas políticas de estabilização. As questões relativas ao crescimento econômico e à distribuição de renda envolvem aspectos também estruturais, que são predominantemente de longo prazo.
1.1.1. Alto nível de emprego
Antes da crise mundial de 1930, o desemprego não preocupava a maioria dos economistas, pois prevalecia o pensamento liberal, que acreditava que os mercados, sem interferência do Estado, conduziriam a economia ao pleno emprego de seus recursos. Entretanto, a evolução da economia mundial trouxe novas