N2 Economia
É necessária uma avaliação
A necessidade da atuação econômica do setor público decorre do fato de que os mecanismos de mercado não conseguem desempenhar de maneira satisfatória, a função de regulação automática da atividade econômica. Daí a relevância do papel do Estado para cumprir algumas funções econômicas essenciais, tais como as funções alocativa, distributiva e estabilizadora.
Descreva e exemplifique cada uma dessas três funções. Resposta Selecionada: Função alocativa: relaciona-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos (ex. rodovias, segurança), bens semi-públicos ou meritórios (ex. educação e saúde), desenvolvimento (ex. construção de usinas), etc.;
Função distributiva: é a redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais. Um bom exemplo é a destinação de parte dos recursos provenientes de tributação ao serviço público de saúde, serviço o qual é mais utilizado por indivíduos de menor renda.
Função estabilizadora: é a aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos.
Resposta Correta: [Nenhuma]
Feedback da resposta: [Sem Resposta]
• Pergunta 2
0 em 0,8 pontos
O Balanço de Pagamentos mostra as relações econômicas de um país com outros países. Seu resultado é formado principalmente pela soma da conta de transações correntes e do movimento de capitais. Com relação às contas que compõem o Balanço de Pagamentos, considere as afirmativas:
I – O saldo da balança comercial será tanto maior quanto mais desvalorizada for a taxa de câmbio;
II – Quanto mais desvalorizada for a taxa de câmbio, maior tenderá a ser o volume importado, uma vez que taxas de câmbio desvalorizadas levam os consumidores a preferirem produtos importados à produtos nacionais;
III – Um aumento nos investimentos estrangeiros