Música e Cérebro
Fundamentos biológicos da educação
Prof.: Luciano
Aluno: Dejair Carlos dos Santos Júnior
BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO DESELVOLVIMENTO CEREBRAL
Neste trabalho faremos duas abordagens no que diz respeito a alguns benefícios da educação musical na vida das pessoas. A primeira parte refere-se a um estudo realizado na Concordia University, trazendo um dado relevante no que diz respeito ao desenvolvimento do cérebro aliado a formação musical na infância. Este estudo mostra que a aprendizagem musical numa idade precoce, por volta dos seis ou sete anos, pode trazer benefícios no desenvolvimento cerebral dos indivíduos, o que não significa que o aprendizado da música seja benéfico apenas nesta idade. Em relação a alguns benefícios que o aprendizado musical pode proporcionar aos indivíduos, independente da idade, é o que veremos na segunda parte deste trabalho, quando abordaremos que o fazer musical envolve os dois hemisférios cerebrais, uma vez que este fazer musical lida com aspectos motores, cognitivos e emocionais.
FORMAÇÃO MUSICAL PRECOCE AUMENTA DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
A aprendizagem de um instrumento musical antes dos sete anos de idade aumenta significativamente o desenvolvimento cerebral, revela um estudo publicado no “Journal of Neuroscience”.
O estudo conduzido pelos investigadores da Concordia University, nos EUA, demonstrou que a aprendizagem de um instrumento durante os seis e sete anos de idade, tem efeitos benéficos no desenvolvimento do cérebro e produz alterações duradouras nas capacidades motoras e na estrutura cerebral. “A aprendizagem de um instrumento requer a coordenação das mãos e de um estímulo visual ou auditivo. A prática de um instrumento musical antes dos sete anos aumenta, provavelmente, a normal maturação das ligações entre as regiões motoras e sensoriais do cérebro”, revelou, em comunicado de imprensa, a líder do grupo, Virgínia Penhune.
De forma a chegar a estas conclusões, os investigadores