Música em Aristoteles
Departamento de Ciências Humanas e Filosofia – DFCH
Colegiado de Filosofia
Washington Alves
É a linguagem a expressão adequada de todas as realidades?
ILHÉUS-BAHIA
2015
Washington Alves
É a linguagem a expressão adequada de todas as realidades?
Trabalho apresentado a Disciplina: Estética, como pré-requisito para obtenção de Crédito do Professor: Roberto Sávio Rosa do curso de Filosofia, da Universidade Estadual de Santa Cruz.
ILHÉUS-BAHIA
2015
É a linguagem a expressão adequada de todas as realidades?
A linguagem é uma ferramenta de expor diversas situações, bem como, sentimentos, conceitos, frases e uma infinidade de expressões. Todavia a linguagem não retrata todos os aspectos de todas as coisas dentro da realidade. Então torna-se claro que a linguagem não alcança alguns campos e assim torna-se limitada.
Que delimitações arbitrárias, que preferências unilaterais, ora por esta, ora por aquela propriedade de uma coisa! As diferentes línguas, colocadas lado a lado, mostram que nas palavras nunca importa a verdade, nunca uma expressão adequada: pois senão não haveria tantas línguas. A “coisa em si” (tal seria justamente a verdade pura sem consequências) é,também para o formador da linguagem,inteiramente incaptável e nem sequer algo que vale a pena.Ele designa apenas as relações das coisas aos homens e toma em auxilio para exprimi-las as mais audaciosas metáforas.Um estimulo nervoso,primeiramente transposto em uma imagem! Primeira metáfora. A imagem, por sua vez, modelada em um som! Segunda metáfora. E a cada vez completa mudança de esfera, passagem para uma esfera inteiramente outra e nova. (Nietzsche, Sobre verdade e mentira, p 47,1873.) Ao abordar e abranger o assunto arte,precisamos conhecer um pouco de seu surgimento, que se inicia na pré – história em 25000 a.c., e foi a produção cultural dos homens através de desenhos,riscos e símbolos coloridos nas paredes das cavernas,