TRABALHO SOBRE ARISTÓTELES
Falecimento: 322 a.C., Eubeia, Grécia
Educação: Academia de Platão (367 a.C.–347 a.C.)
Cônjuge: Pítia (a 326 a.C.)
Filiação: Nicômaco, Phaestis
Aristóteles (384–322 a.C) foi filósofo grego. Um dos pensadores com maior influência na cultura ocidental. Foi aluno do filósofo Platão. Elaborou um sistema filosófico no qual abordou e pensou sobre praticamente todos os assuntos existentes, como a geometria, física, metafísica, botânica, zoologia, astronomia, medicina, psicologia, ética, drama, poesia, retórica, matemática, e, sobretudo lógica.
Teve sólida formação em Ciências Naturais. Com 17 anos partiu para Atenas, foi estudar na Academia do filósofo Platão. Logo se tornou o discípulo predileto do mestre.
O brilhante aluno escreveu uma série de obras, nas quais aprofundava, como também modificava as doutrinas do mestre. Dos seus numerosos escritos, apenas 47 sobreviveram ao tempo, muitos porém incompletos. Suas pesquisas sobre os objetivos de cada ciência foram importantes para determinar um campo específico de estudo, possibilitando seu desenvolvimento. Procurou explicar com o raciocínio todos os fenômenos do Universo. A filosofia de Aristóteles abrange a natureza de Deus (Metafísica), do homem (Ética) e do Estado (Política).
Algumas obras:
Organon
Organon é o nome tradicionalmente dado ao conjunto das obras de lógica do filósofo antigo Aristóteles. Wikipédia
Ética a Nicômaco
A Ética a Nicômaco é a principal obra de Aristóteles sobre Ética. Nela se expõe sua concepção teleológica e eudaimonista de racionalidade prática, sua concepção da virtude como mediania e suas considerações acerca do papel do hábito e da prudência.
Metafísica
Aristóteles
Metafísica é uma série de tratados escritos por Aristóteles, organizados em um conjunto de quatorze livros após a morte do filósofo, por Andrônico de Rodes, que também deu o título de Metafísica ao conjunto.