Música como Intervenção e União Social
1755 palavras
8 páginas
Música como Intervenção e União SocialAnálise da banda: “Pé na Terra”(Música Folk)
Entrevista: Cristina Castro (vocalista)
Introdução:
A banda “Pé na Terra” atualmente protagonizada por cinco elementos (Cristina Castro- voz, Ricardo Coelho-sopro, Tiago Soares-percussão, Hélio Ribeiro-cordas, Sónia Midões- cordas) surgiu em 2005, na cidade do Porto. A sua sonoridade é resultado de um entrelaçado de ideias e desejos musicais que os vários membros do grupo transportam em si. Através de temas originais e da recolha e interpretação de temas tradicionais portugueses, onde a poesia e a dança se complementam, contagiando o publico com essa energia que os uniu.
Objectivos:
Com a realização deste trabalho pretendo entender a importância da música na sociedade.. Conseguir relacionar a música na interação humana, bem como no contexto patrimonial cultural e artístico. Perceber o método de trabalho de um musical e de que maneira melhora as capacidades de integração sócia-afectivas. No fundo pretendo conseguir identificar as vantagens proporcionadas pela arte musical e o impacto das mesmas causado na sociedade .
Música e Sociedade:
Música é uma forma de arte, uma prática cultural e humana, em Grego significa “ A arte das Musas”, existem evidências que a sua origem remota á pré-história, provavelmente a observação dos sons naturais, através do sentido auditivo, despertou no ser humano o desejo e necessidade de emitir os sons organizados por uma ordem.
Todas as civilizações possuem manifestos musicais próprios, que podem ser considerados uma forma de arte, apesar de inicialmente não terem sido concebidos com esse propósito.
A classificação da música no ramo das artes, será designada de arte do espetáculo, e as sua performance varia de acordo com a cultura e contexto social. A música está extremamente enraizada a vida e quotidiano dos membros de muitas culturas, a sua dimensão está presente em diferentes atividades colectivas, como por exemplo, festas, rituais