Módulo 3-relatório de uma visita de estudo
No passado dia quatro de fevereiro, a turma do décimo seis teve uma visita de estudo à loja de design “Mundano”. Nesta visita podemos observar variados objetos cheios de design, dos quais escolhi três para realizar um resumo abaixo apresentado.
O primeiro objeto que escolhi tinha o nome de “Come rain come shine” e foi desenhado por Tord Bontje, e é feito de rendas tules e tecidos reciclados. O que torna esta obra especial é não só o cliente poder escolher a cor que deseja que o candeeiro tenha, mas também o próprio candeeiro ser feito à mão. Este é realizado numa cooperativa no Brasil e pode ter diferentes tamanhos, mas mostrando quase sempre uma grande escala. Tem como estrutura uma esfera metálica e é revestido pelas rendas e tecidos fabricados manualmente. O candeeiro é forte, marcante e orgânico e é um design de consciência. Demora em média dois a quatro meses a produzir uma encomenda e a fazê-la chegar às mãos do cliente.
Seguidamente escolhi outro candeeiro, desta vez realizado por Heath Nash cujo nome é “Anemone”. É feito de taivec, que é um material sintético que tem um toque muito parecido com o papel, mas é bastante mais resistente, tanto à água como ao calor, e a três fechos para podermos mudar a lâmpada quando esta fundir. As suas formas são geométricas e o que faz dele um objeto único é o ser inspirado num origami, ou seja, não é utilizado algum tipo de cola na execução deste candeeiro.
Por último escolhi um vaso muito peculiar, inventado por um designer chamado Patrik Moris e que tem o nome de “sky planter”. Esse vaso é único e nunca irá passar despercebido porque está pendurado ao contrário. Desta maneira resolve três grandes problemas: o espaço ( não ocupa muito espaço porque etá pendurado no teto), os animais não lhes conseguem chegar, e a manutenção já que como têm terra cota não precisamos de os regar tão frequentemente. Os vasos são feitos de cerâmica,