Módulo 10
1. Contexto do evento
A origem dos primeiros eventos
Os primeiros registos que identificaram deslocações, que podemos considerar como origens do Turismo, mais especificamente turismo de eventos, foram os primeiros Jogos Olímpicos da Era Antiga, datados de 776 a.C..
Este tipo de evento tinha lugar na Grécia de quatro em quatro anos e possuía um carácter religioso. No período em que estavam a ocorrer os jogos, estabelecia-se uma trégua e nenhum tipo de combate era travado.
O sucesso do Jogos Olímpicos, realizados em Olímpia, fez com que outras cidades gregas, como, por exemplo, Delfos e Corinto, passassem a organizar os seus próprios jogos, concursos e demais atracções.
Outro tipo de evento identificado na Antiguidade foram as Festas Saturnálias, instituídas em 500 a.C., das quais derivam o Carnaval. O primeiro eventos, denominado Congresso, aconteceu em 377 a.C., em Corinto. Este congresso reuniu todos os delegados da cidades gregas, que elegeram Filipe o generalíssimo da Grécia nas lutas contra a Pérsia.
Em 56 a.C., a Conferência de Luca foi o ultimo evento da Idade Antiga. César, graças a um grande esforço, conseguiu convocar para Luca, Norte da Itália , o evento que tinha como objectivo reconciliar os dois rivais Pompeu e Crasso. O objectivo do eventos foi alcançado, César aumentou o poder do Triunvirato e derrubou o Senado.
A civilização antiga deixou de herança para o turismo e para o turismo de eventos o espírito de hospitalidade o espírito de hospitalidade, as infra-estruturas e acesso e os primeiros espaços de eventos.
Evolução dos Eventos
Os eventos são acontecimentos que tiveram a sua origem na antiguidade e que atravessaram diversos períodos da história da civilização humana até aos nossos dias. Nesta evolução os eventos foram adquirindo características económicas, sociais e políticas das sociedades representativas de cada época.
Com a queda do Império Romano, o triunfo do Cristianismo e o aparecimento de reinos germânicos