Mídia e propaganda
Prof. Jane
Propaganda e Mídia
Existe, hoje, grande confusão quando se trata do termo propaganda, confundindo-se publicidade e propaganda e misturando os dois conceitos. Porém, poucos sabem que a propaganda é um meio pago de comunicação com a massa, que propõe um monólogo para convencimento do receptor de adquirir certo produto, aderir a certo grupo, doutrina, realizar alguma ação. Tem como objetivo, sempre a indução do publico alvo a alguma ação, portanto, sempre promovendo a ideia positivamente. E a publicidade é o ato de tornar algo publico, espontaneamente, pode ser tanto negativa quanto positiva, pois nunca esta sob controle.
A propaganda deve ser sempre clara e objetiva, não podendo existir ambiguidades nem ruídos na ideia que se deseja passar, pois isso desinteressaria o consumidor que quer facilidade e agilidade na hora de se informar sobre o produto. Sempre haverá dispersão numa propaganda, pois existe a parte do publico que não se interessa. O publico sempre será heterogêneo. O intuito é sempre fornecer informações, desenvolver e provocar atitudes benéficas para a empresa. A propaganda tem como finalidade, sempre vender o que se esta anunciando, seja um produto, um serviço ou uma ação, portanto no sentido mais amplo e generalizado da palavra ‘vender’, pois pode vender uma ideia como a conscientização da população sobre determinado assunto como: politica, drogas, saúde, entre outros.
A propaganda surgiu já no inicio da história, na Idade Média, na necessidade de comerciantes em levarem as informações sobre seus produtos até o publico que se desejava atingir. No período pós primeira revolução industrial, surgiu o mercado comercial, século XIX e XX, e a consequente necessidade de se diferenciarem as propagandas devido as concorrências que surgiram, portanto a necessidade das empresas e comerciantes se aprimorarem, entenderem os desejos do consumidor, convencer melhor este sobre a superioridade de