A mídia na propaganda de alimentos
A mídia é uma expressão usada para designar os principais veículos de um determinado sistema de comunicação social, considerando os setores tradicionais - Emissoras de Rádio e TVs, Jornais, Revistas e agora a Internet, a grande mídia internacional.
Através da publicidade, é uma poderosa ferramenta para determinar o comportamento dos indivíduos quanto ao consumo, pois ela pode induzir as necessidades.
Fenômenos tais como a industrialização, a urbanização e a racionalização, são crescentes e como efeito a alimentação torna-se cada vez mais um mercado de consumo de massa, com produtos concebidos e comercializados apoiados nas mais altas tecnologias de marketing.
A mídia na propaganda de alimentos
As palavras mídia ou meio, designam os elementos materiais que divulgam a mensagem e geralmente são classificados como: visuais (jornais, revistas, periódicos especializados, cartazes, painéis, luminosos, prospectos, folhetos, cartas, catálogos, “displays”, vitrines e exposições); auditivos (rádio e alto falantes); audiovisuais (televisão e cinema) e interativos (cd-rom e internet).
Diante da vasta gama de produtos, o meio de comunicação mais acessível à população é a televisão. Este é, entre os veículos utilizados pela mídia, o que parece exercer maior impacto sobre o consumidor a nível coletivo, pois possibilita a transmissão de mensagens através da junção de três elementos: som, imagem e movimento.
Informação ou estímulo ao consumo?
As mensagens sobre alimentação veiculadas nos meios de comunicação merecem atenção, pois a mídia esta, cada vez mais exercendo papel fundamental na formação de novos hábitos alimentares.
A vida moderna, associada ao desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à área de alimentos, impulsionou o aumento do consumo de produtos industrializados. Por isso, as indústrias de alimentos investem cada vez mais recursos em propaganda de seus produtos, com o objetivo de conquistar novos e fieis