Mídia Cinema
CINEMA
Os irmãos Louis e Auguste Lumière, franceses, conseguiram projetar imagens ampliadas numa tela graças ao cinematógrafo, invento equipado com um mecanismo de arrasto para a película, em 28.dez.1895 no Grand
Café do boulevard des Capucines, em Paris.
Primórdios do filme mudo
França: primeiras comédias, com personagens divertidos, com perseguições.
Comediante mais popular da época : Max Linder, criador de um tipo refinado, elegante e melancólico que antecedeu, de certo modo, o Carlitos de Chaplin.
Também, na França, foram produzidos, antes da primeira guerra mundial (19141918) e durante o conflito, os primeiros filmes de aventuras em episódios quinzenais que atraíam o público.
Seriados mais famosos: Fantômas (1913-1914) e Judex (1917), ambos de Louis
Feuillade.
A intenção de conquistar platéias mais cultas levou ao film d’art, teatro filmado com intérpretes da Comédie Française. O marco inicial dessa tendência foi em1908; O assassinato do duque de Guise, episódio histórico encenado com luxo, mas demasiado estático.
Hollywood
1896 - cinema substituía o cinetoscópio e filmes curtos de dançarinas.
Atores de vaudeville, desfiles e trens encheram as telas americanas.
Surgiram as produções pioneiras de Edison e das companhias Biograph e
Vitagraph.
Nova York - concentrava a produção cinematográfica em 1907, época em que Edwin S. Porter se firmara como diretor de estatura internacional.
Dirigiu 1903 - O grande roubo do trem, considerado modelo dos filmes de ação e, em particular, do western.
Quando o negócio prosperou, acirrou-se a luta entre as grandes produtoras e distribuidoras pelo controle do mercado. Esse fato, aliado ao clima rigoroso da região atlântica, passou a dificultar as filmagens e levou os industriais do cinema a instalarem seus estúdios em Hollywood, um subúrbio de Los Angeles. Ali passaram a trabalhar grandes produtores como William Fox, Jesse Lasky e Adolph Zukor, fundadores da