México
NACIONALIDADE: mexicana
DATA NACIONAL: 5 de fevereiro (Dia da Constituição); 16 de setembro (Independência); 20 de novembro (aniversário da Revolução).
CAPITAL: Cidade do México
MOEDA: peso mexicano
LOCALIZAÇÃO: sul da América do Norte
FUSO HORÁRIO: - 3 horas em relação à Brasília
CLIMA: tropical (maior parte), árido tropical, de montanhas
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: Eurameríndios 60%, Ameríndios 20%, Europeus Ibéricos 10%, outros 10%
IDIOMAS e Religião:
Fala-se espanhol como língua oficial, e a regional principal é náhuatl.
No México 90% da população é Católica e o restante é de outras religiões de dupla filiação, agnosticismo, ateísmo e etc.
TAXA DE ANALFABETISMO: 5,2%
ECONOMIA DO MÉXICO :
Produtos Agrícolas: café, algodão em pluma, cana-de-açúcar, tomate, milho, trigo, sorgo, feijão, batata, frutas cítricas
Pecuária: bovinos, suínos, eqüinos, aves.
Mineração: petróleo, gás natural, sal, prata, zinco, cobre.
Indústria: automobilística, alimentícia, bebidas, siderúrgica, química, máquinas (elétricas), extração e refino de petróleo.
A cultura é muito rica no México, Entre os aspetos culturais mais relevantes e antigos encontra-se a pintura, que já estava presente no México pré-hispânico em construções e códices, bem como durante a colonização em conventos.
A arquitetura também desempenhou um papel importante na história. Uma das construções mais representativas da modernização é o Palácio das Belas Artes, que reúne a Art Nouveau e a Art Déco. Na arquitetura moderna, podemos destacar Juan O’Gorman e Luis Barragán, cujo trabalho aliou o misticismo religioso à recuperação das raízes nacionais, integrando a natureza na sua obra. Outra característica fundamental da cultura mexicana é a sua gastronomia, que foi reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO a 16 de Novembro de 2010. A gastronomia mexicana reúne ingredientes que datam da época pré-hispânica, como o milho, a