México
Até 1821 as cores possuíam os seguintes significados:
- A cor branca possuía um simbolismo religioso, pois representava a fé católica.
- A cor verde simbolizava a independência da Espanha conquistada em 16 de setembro de 1810.
- A cor vermelha simbolizava a união entre europeus e indígenas.
Após 1821, e até hoje, as cores passaram a ter outros simbolismos:
- Branca: esperança
- Verde: unidade
- Vermelha: o sangue dos heróis nacionais
Brasão de armas do México
Escudo Nacional de México
O brasão no centro da bandeira mexicana tem origem em uma lenda asteca sobre a fundação de Tenochtitlán, sua antiga capital. Segundo a lenda, os astecas, então um povo nômade, fundou a cidade em um local onde foi vista uma água pousada sobre um cacto e com uma cobra no bico. A visão foi interpretada como um sinal do deus da guerra Huitzilopochtli. Erguida em uma região pantanosa, a cidade deu origem a atual Cidade do México.
1) O nome oficial do México é Estados Unidos Mexicanos.
2)Tenochtitlán foi fundada em 1325 e contava 300 mil habitantes em 1519, quando chegaram os primeiros colonizadores espanhóis. Era a maior cidade da época, maior até do que Paris e Veneza.
3) A Cidade do México está afundando 20 cm por ano! Tal constatação preocupa o governo, pois isso torna a capital mexicana sujeita a enchentes.
4) Originária do México, a raça de cães Chihuahua recebe o mesmo nome da região de Chihuahua.
5) O chocolate é originário do México e América Central. De lá, o fruto conquistou a Europa e todo o mundo. Seu nome vem de tchocoatl, um líquido escuro feito com cacau pelos astecas. As sementes do cacau eram usadas como moeda pelos astecas. Bastavam cem sementes para comprar uma escrava.
6) Considerada Padroeira do México e das Américas, Nossa Senhora de Guadalupe é a santa mais venerada do país. O dia de Nuestra Señora de