Métodos e Técnicas de Pésquisas
Introdução
O Projeto Político Pedagógico além de ser uma obrigação legal serve como planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades para demonstrar o que a escola idealiza, quais suas metas e objetivos e quais possíveis caminhos para atingi-los.
O projeto político pedagógico contempla o planejamento e a gestão escolar. A questão principal do planejamento é expressar a capacidade de se transferir o planejado para a ação. Assim sendo, compete ao projeto político pedagógico a operacionalização do planejamento escolar, em um movimento constante de reflexão-ação-reflexão.
Constitui-se em um documento produzido como resultado do diálogo entre os diversos segmentos da comunidades escolar a fim de organizar e planejar o trabalho administrativopedagógico, buscando soluções para os problemas.
Desenvolvimento
Dizem os especialistas, que sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
Missão
Clientela
Dados sobre a aprendizagem
Relação com as famílias
Recursos
Diretrizes pedagógicas
Plano de ação
Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. A escola possui uma função social reguladora e formativa, pois o conhecimento nela produzido é revestido de valores éticos, estético e políticos. Ela precisa assumir um compromisso com as mudanças sociais, com o aprimoramento das relações entre os cidadãos, com o cuidado e respeito em relação ao mundo físico e aos bens culturais que nos circundam. Acima de tudo, a escola tem a tarefa de ensinar os alunos a compartilharem o saber, os sentidos diferentes das coisas, as emoções , a discutir, a trocar os pontos de
vista.Ela