Métodos de separação de mistura
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
CAMPUS TERESINA CENTRAL
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE QUÍMICA I
PROF: TADEU MENDES
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
DANILO DE OLIVEIRA MONTEIRO
JULIANA DAYSE DE CARVALHO SILVA
TERESINA (PI), 16 DE MAIO DE 2013
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURA
FILTRAÇÃO É um processo mecânico que serve para desdobrar misturas heterogêneas de um sólido disperso em um líquido ou gás. Nesse processo ocorre a separação de substâncias sólidas de gás. Assim como a decantação e a centrifugação, é um processo para separar sólidos de líquidos. No caso da filtração, o sólido é separado por meio de papéis de filtro
Ex: o coador de café retém as partículas sólidas do café, O aspirador de pó filtra o ar retendo a poeira.
DECANTAÇÃO É também um processo mecânico que serve para desdobrar misturas heterogêneas de um sólido num líquido ou de dois líquidos imiscíveis entre si.
Decantação de um sólido presente num líquido:
Ex: Num recipiente há uma mistura de água e areia. A areia que está em suspensão na água vai lentamente se depositando no fundo do recipiente (processo chamado de sedimentação), no final, a água pode ser separada ou por inclinação cuidadosa do recipiente, ou por aspiração com o auxílio de um sifão.
Decantação de líquidos:
Ex: Nos laboratórios, empregam-se os funis de separação para separar líquidos imiscíveis de densidades diferentes, após a separação espontânea, abrem-se a torneira e escoa-se apenas o líquido mais denso.
DESTILAÇÃO SIMPLES É um processo físico que serve para desdobrar as misturas homogêneas, como as soluções de sólidos em líquidos.
Ex: Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água entra em ebulição, mas o sal não. O vapor de água passa pelo interior de um condensador, que é resfriado por água corrente. Com esse resfriamento, o vapor condensa-se. A água