Métodos de Ordenação análise sobre os métodos
Wanderson Alan Leite Souza
Universidade Salvador (UNIFACS)
Salvador – Ba - Brasil
RESUMO
Este artigo visa apresentar de forma simplória os métodos de ordenação
Bubble Sort, Selection Sort, Insertion Sort, Shell Sort, Merge Sort e Quick Sort, apresentando a ideia de cada método, vantagens e desvantagens, bem como fornecer uma análise comparativa mais detalhada acerca dos métodos Merge sort,
Quick Sort e Shell Sort, comparando eles na execução de ordenação para uma mesma entrada.
Palavras-chave: Ordenação, algoritmos, métodos.
1. INTRODUÇÃO
Ordenar é o processo de classificação e reorganização de um conjunto de dados utilizando como base uma chave, a qual servirá para definir a sequência em que serão apresentados, podendo ser crescente ou decrescente.
Os métodos de ordenação tem como principal característica facilitar a busca de uma determinada informação dentro de um conjunto de dados. Como exemplos clássicos da necessidade e utilização temos o sistema de classificação dos livro em uma biblioteca e uma lista telefônica.
No sistema de classificação dos livros em uma biblioteca cada livro tem uma numeração atribuída e a disposição nos livros nas estantes acontece de forma crescente. Caso um usuário da biblioteca tente localizar o livro 554.453 e encontrar a numeração 554.452 e logo em seguida o livro de número 554.454 ele saberá que o livro que está procurando não existe na biblioteca ou não está disponível no momento. Tal constatação só é possível pois ele sabe que os livros possuem uma forma de ordenação crescente e isso permite a ele chegar a tal conclusão, caso os livros não estivessem ordenados ele teria que buscar eme toda a biblioteca para se certificar da indisponibilidade do livro.
Para a agenda telefônica seguimos o mesmo raciocínio da biblioteca.
Imaginemos ter que localizar o número de um contato em nossa agenda telefônica