Métodos de coleta de energia para aparelhos portateis
TECNOLOGIA
Métodos de coleta de energia para equipamentos portáteis
Joana Margarida Ribeiro Paulo e
Pedro Miguel Figueiredo Dinis Oliveira Gaspar Universidade da Beira Interior, Portugal
esde os tempos antigos existe uma demanda constante por novas fontes e formas de utilização de energia. Essa demanda é ainda maior atualmente devido à necessidade de reduzir a dependência global das fontes energéticas baseadas em combustíveis fósseis e à consciência de seus efeitos nocivos ao meio ambiente.
D
Gary Meek/Georgia Tech
Nesse contexto, surge o conceito da coleta de energia. Sob uma perspectiva mais ampla, os sistemas de coleta de energia podem ser baseados em diversas fontes, incluindo a energia cinética
(vento, ondas, gravidade, vibração), energia eletromagnética (fotovoltaica, radiofreqüência), energia térmica (térmica solar, geotérmica, gradientes de
Os avanços dos dispositivos tecnológicos portáteis não foram acompanhados pelo aumento da disponibilidade de energia das baterias.
Dado o baixo consumo desses equipamentos, alternativas como a coleta de energia a partir do corpo humano e do ambiente ganharam relevância, principalmente para dispositivos de uso médico.
Este artigo analisa métodos de coleta baseados na piezo e termoeletricidade e no eletromagnetismo.
temperatura, combustão) e energia atômica (nuclear, decaimento radioativo) ou a energia biológica (biocombustíveis, biomassa) [1].
Atualmente, todos os dispositivos eletrônicos portáteis são alimentados apenas por baterias. No entanto, a coleta de energia a partir de fontes ambientais ou humanas tem comprovado ser um complemento ou uma alternativa efetiva.
À medida que a dimensão dos eletrônicos diminui, o consumo de energia também é reduzido. Nesse sentido, espera-se que as baterias também seUma das tecnologias mais promissoras, o nanogerador